quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O esporte-rei está acabando. Mas já somos campeões em outro

Estão conseguindo o que parecia improvável, quiçá impossível. Como podem estar conseguindo acabar com a essência de uma das maiores paixões do povo brasileiro? Fazem isso e ninguém se mexe, nenhum ser de bom caráter do meio futebolístico se manifesta de maneira veemente. Não basta chorar na imprensa, é pouco. Os verdadeiros apaixonados pelo esporte-rei precisam unir forças e fazer algo realmente concreto para não deixarem acabar com o futebol. É preciso tirar esses homens do futebol. Pode parecer utopia, mas algo precisa ser feito.
A paixão nacional está virando piada, o futebol sempre foi o esporte que mais se aproximou do brasileiro, e do mundo em geral, pelas suas decisões dentro das quatro linhas. Nunca na história houve essas palhaçadas de julgamento e punições. Pelé deu cotovelada, Divino chutou Arnaldo Cézar Coelho, Chicão quebrou a perna e pisou sobre a fratura do adversário, Zico teve os ligamentos do joelho rompido em entrada criminosa. Isso é futebol, contato, força física, entradas duras. Longe de mim fazer apologia a violência, mas futebol não é volêi, tênis, golfe ou peteca. Futebol é futebol.
Infelizmente o nosso esporte-rei está chegando ao fim. Estamos torcendo pelo Palmeiras no Brasileirão do futebol, mas já vencemos no outro esporte que inventaram, o nome dele? "Punições STJD".
Nesse novo, somos campeões com cinco rodadas de antecedência. E pior, esse título precoce nos prejudica no mais importante, no que realmente vale alguma coisa. Porque o STJD não vale nada.