Definitivamente, o Gigante acordou! Está mais desperto do que nunca. O processo que começou com aquela mudança de pensamento em 2007, com Caio Jr., chegou no momento de seu ápice com a convocação de Cleiton Xavier e Diego Souza. Ápice, esse que tende a ter a cereja do bolo, ou a taça na sala, no final do ano. Magnífico!
O Palmeiras vive um momento mágico, dentro e fora de campo. Fora é de reestruturação, planejamento, pés no chão, ensinando aos adversários a arte de administrar um clube de futebol num país que sabemos como é. Dentro é líder, é favorito, tem o técnico que venceu os três (quatro) últimos Brasileiros, dois penta campeões mundiais, um Seleção Colombiana, um almejando e com possibilidade de Brasileira. E agora, o cerébro e o coração convocados. Momento único que até já havíamos esquecido como era. Só faltou a alma do time, a alma que machucou o tornozelo.
Sabemos que Dunga já tem praticamente todo o seu elenco fechado para ir à África do Sul, devendo restar ainda uma vaga na lateral-esquerda e outra no ataque. Mas quem sabe, numa dessas que só o futebol é capaz, a dupla não ganha a confiança do cara e beslica mais algumas convocações até chegar na final, só no meio do ano que vem. Seria um sonho para eles, um pesadelo para nós. É difícil, quase impossível, mas de se sonhar e/ou perder o sono.
Se essa for a única convocação dos dois, pode ter sido até mais benéfica do que imaginamos, em se tratando de Palmeiras. É quase uma utopia acreditar que os dois ficarão em 2010, sendo assim, a valorização deles com a convocação e uma iminente venda no final do ano podem render uns trocados a mais aos cofres palestrinos. Ótimo!
Lembrando sempre que esse chamada de só jogadores que atuam no Brasil tem motivo. Ficaria muito em cima da hora, ou até acho que não poderia, convocar um "italiano", "inglês", "espanhol", "alemão", "japonês", "persa" para chegar em Salvador e se juntar ao grupo. Dunga apelou aos dois melhores meias no Brasil. A justiça foi feita, o reconhecimento atingido, mesmo de forma torta. Se pudesse, Dunga apelaria a um "gringo".
Seria mágico ver Valdivia de um lado, Cleiton Xavier e Diego Souza de outro. Mas isso tá mais pra vontade de palmeirense do que realidade de Bielsa e Dunga. Valdivia é reserva no Chile, Cleiton Xavier e Diego Souza foram chamados pela primeira vez. A loucura do técnico chileno deixa dificil essa possibilidade, a coerência do brasileiro deixa quase impossível. Valdivia deve esquentar o banco para algum chileno de nome Sanchez, Diaz, Mendes, essas coisas. Cleiton e Diego para Elano e Julio Batista. Tomara que entrem, ao menos, durante o jogo. E, San Gennaro, não se machuquem.
Mas, enfim, o Gigante definitivamente voltou a ser o Gigante de antes. Não me lembro a última vez que algum clube brasileiro colocou seus dois meias, o cerébro e o coração, na Seleção Brasileira. Não importa a maneira que foram, o fato é que estão lá.
E que fique claro, Cleiton Xavier não desfalcará o Palmeiras contra o Vitória com essa convocação (San Gennaro!). Diego Souza está suspenso no Brasileiro.