segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Futebol se resume a uma palavra: paciência

San Gennaro, mais uma vez clamo seu nome para tentar entender o que acontece com o torcedor, desta vez não apenas palestrino/palmeirense, mas de todos os outros clubes, já o que será escrito abaixo vale para apaixonados, comparsas e simpatizantes, de Palmeiras, Corinthians e São Paulo, respectivamente.
Todos esses meus, vamos por dez anos, acompanhando, ouvindo, assistindo, lendo, escrevendo futebol ainda não são capazes de me dar uma luz e entender a mente "doentia" do torcedor que não consegue esperar (isso é difícil, admito) e/ou confiar em um elenco que nem ao menos tenha pegado na cobiçada esfera, ou diferenciar o que a imprensa branco, preta e rosa diz sobre o nosso perseguido, menosprezado Palmeiras.
Já nossos rivais, inimigos e afins eu acho pouco essa queda na realidade que hoje atravessam. Pintaram o time do veadinho da Disney imbatível, primeira derrota e a dona do prostíbulo ataca os clientes, justo aqueles que picam o cartão todo dia no seu estabelecimento (Parabéns ESPN, essa vida regada a favores obscuros não leva a nada). Fizeram a festa da posse do Obama para apresentar um rapaz que não sabe diferenciar homem de mulher, o menino corre-bebe, bebe-corre, bebe-bebe, corre-corre, e jogar? Sem falar que o time sem ele já é fraco, imaginem com um a menos?
Mas o ponto que quero chegar é antes de iniciar a temporada, na reapresentação de todos os elencos. O que liamos, viamos, escutavamos, escrevíamos (sem generalizar, lógico) é que nosso time era fraco, maldito (perdão San Gennaro!) foi o desmanche, quando Luxemburgo iria sair já que estava supostamente desmotivado, quem são esses reforços, fora Lenny, Keirrison não vem, gambás e bambis eram infinitavemente melhores que nós, rumo a Série B e tantas outras influências negativas que assolaram nossa torcida.
Hoje é tudo diferente, somos o únicos 100%, gambás com futebol medíocre, bambis mal das pernas (não duvide da competência das meninas), Lenny artilheiro (essa nem eu acreditava), Keirrison voando, Luxemburgo voltou a ser treinador, reforços correspondendo além do esperado, ninguém sente falta dos dispensados. E nós, torcedores, como não poderia ser diferente, eufóricos.
Ta aí, pra quem não acreditava, pra quem tinha ressalvas, pra quem duvidava. O Gigante está andando, a passos largos, rumo ao topo novamente. E dessa vez, ninguém vai segura ele, te guiando temos o melhor guia possível nessa jornada.
E que a paciência que economizaram na pré-temporada seja usada quando as inevitáveis derrotas acontecerem.