terça-feira, 31 de março de 2009

Que bom que vai durar até Dia 8!

É, o empate foi frustrante. A, ainda, não confirmação do primeiro lugar deixou todos com a pulga atrás da orelha. A formação do time pode não estar agradando. Alguns jogadores podem não estar jogando o mesmo futebol do início da temporada. Luxemburgo pode estar inventando e insistindo em algumas escalações ou substituições que não estão dando certo. O rendimento do time caiu justamente na pior hora possível do semestre.
Mas ainda é o Palmeiras, são os mesmos jogadores que no começo do ano deixou o torcedor palestrino/palmeirense com o gosto de muitos títulos no ano. Esse gosto saiu da sua boca? Então você é aquele torcedor imediatista, é aquele mesmo que criticou na pré-temporada e elogiou até o jogo contra o Colo-Colo, que depois voltou a elogiar e agora está aí criticando até o Marcos.
Lógico que existem alguns jogadores no elenco que não têm condição de vestir a camisa do Campeão do Século XX, evidente que merecem críticas. Se esses saírem virão outros, e alguns (ou todos) também não agradarão a nossa exigência. Mas me respondam: Qual time no Brasil tem 25 jogadores do nível de suas tradições? Nenhum.
Chorar o leite demarrado não vai adiantar em nada. O tempo não voltará atrás. Não podemos contar com os últimos ídolos-relâmpagos que tivemos nos últimos anos. O que temos está aí, são aqueles candidatos a ídolos-relâmpagos do início da temporada, os mesmos esculachados hoje. Os mesmos que vão nos dar títulos esse ano e, no pensamento imediatisma, se tornarão ídolos-eternos. Ou você nao acredita mais neles?
Na humilde opinião desse que vos escreve, algumas críticas são descabidas de desvariados donos da verdade. Criticar Marcos que só pela sua história merece todo o reconhecimento e é anos luz melhor que Bruno e Deola, é inconcebível. Sim, a zaga é muito falha nas bolas aéreas, mas com a bola no chão é segura, precisa de treinamento, muito treinamento. Sandro Silva não é lateral, é volante e está visivelmente perdido na nova função, pensei que nunca escreveria isso, mas: "Saudade de Fabinho Capixaba!". Armero foi irreconhecível, mas até antes da partida era o melhor lateral-esquerdo do país. Cleiton Xavier e Diego Souza são grandes jogadores, sabem jogar muito futebol, mas não são craques que em todos os jogos vão ter lampejos e decidir. Keirrison não é uma máquina, é um garoto de 20 anos que se destacou com toda a justiça e hoje merece atenção especial de todos os zagueiros que irá enfrentar, vai ser craque, mas jogando isolado não pode fazer milagres, às vezes a bola não chega, às vezes chega quadrada e, às vezes a bola teima em não entrar, vida de atacante. Lenny era o pior jogador da história do Palmeiras ano passado, nesse virou esperança de salvação. Marquinhos, hoje, é o pior jogador da história do Palmeiras, o que faz o torcedor ter a certeza que ele não pode dar a volta por cima? Pierre dispensa qualquer comentário, Monstro!
O que não me agrada (Lembrando sempre que essa é a minha humilde opinião) em nada é ver Jumar e Evandro tentando ser jogadores do futebol no Palmeiras. O primeiro não acerta um bote, chega sempre atrasado e não alcança ninguém na corrida. O segundo roda, roda e não sai do lugar, quando sai toca para trás, não dá sequência a nenhuma jogada, enfim, não é jogador de futebol.
E Luxemburgo, faça um favor a todos palestrinos/palmeirenses, coloca logo o time que vai pegar o pequeno Sport. E para de inventar.
Se nós, torcedores do líder, de ponta a ponta, do Campeonato Paulista e do time com reais chances de classificação na Libertadores não acreditar, não apoiar esse time, quem vai? São os mesmos jogadores no início da temporada, os, até então, idolatrados por muitos. Será que eles desaprenderam a jogar futebol? Acho que não.
Mas há um fator bom em todas essa críticas descabidas dos desvairados donos da verdade. Isso não vai acabar com a vitória contra o Botafogo de Ribeirão no Domingo. Mas vai durar até dia 8, quando acabar o jogo em Recife. Dia 9 a torcida que canta e vibra voltará a elogiar os execrados de ontem, hoje e amanhã. Tudo será festa!
Se nós não acreditarmos, quem vai?
É Dia 8! É Palmeiras!