terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nós já vemos a Taça! Mas e os outros?

Um time bom. Um elenco comprometido. Uma diretoria diferenciada. Um técnico vencedor. Uma torcida vibrante. Uma vantagem de cinco pontos a doze jogos do final. Depois de 15 anos, o Campeonato Brasileiro tem tudo para voltar a dormir no Palestra Itália. Depois de 1997, é a chance mais clara do Palmeiras conquistar o Penta do Brasileirão.
Nós já vemos a Taça! Mas e os outros? Nós vemos a Taça ainda distante, só a pontinha dela no final dessa estrada de terra batida cheia de buracos e obstáculos. Os outros não tem esse privilégio, precisam passar pelo Palmeiras para poderem ver um pedaço da cobiçada. E pelo andar da carroagem alviverde, só terão o gosto de ve-la quando o Palmeiras já estiver voltando, com ela debaixo do braço, rumo ao Palestra Itália.
O Palmeiras tem tudo para transformar essa "fábula" em realidade. Tem o time, o elenco, a diretoria, o técnico, a torcida, e, o mais importante, os pés no chão. Sabe das dificuldades que virão nessa reta final, que é o time a ser batido. Nessa corrida pela Taça, encontrará retardatários que farão de tudo para atrapalhar a trajetória do Líder.
O elenco já assimilou a maneira de Muricy trabalhar. O grupo parece ter aprendido com os tropeços, fruto da soberba de ser Líder, que nos tiraram o sono em algumas rodadas e jogos pífios. Os dois últimos jogos mostraram o que esse Palmeiras quer. Quer ser história. Quer ser Campeão.
A "sorte", aliada a competência, olha com olhar apaixonado para o Palmeiras. Não bastou a absurda competência do time quando a liderança parecia fazer água, veio a "sorte" de contar com a incompetência dos adversários diretos pelo título de não conseguirem se manter na cola.
Tudo muito certo, tudo muito lindo. O roteiro já parece estar pronto. Mas não se deve ignorar as reviravoltas que o mundo da bola já nos proporcionou. É preciso manter o foco, o empenho, o espírito dos últimos jogos, a começar por Domingo, a continuar na Quarta-feira, e assim, sucessivamente.
Domingo é a 27ª final, depois vão faltar 11.