quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Palestrinos/Palmeirenses, respeitem a nossa história!

Uma coisa me incomodou esses dias, um desdém, um pouco caso, uma ingratidão, um desconhecimento, uma falta de respeito, um sentimento que não dignifica a Palestrinidade que carregamos no peito e na história. Vi palestrinos/palmeirenses não dando o valor devido a nossa história, a história do Campeão do Século XX, a mais gloriosa, grandiosa, batalhada história do futebol brasileiro.
Não sei a idade desses torcedores, não sei o que levaram a tais atitudes, mas o fato é que a fizeram. É inadmissível e triste ver atitudes de quem se intitulam torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras, antiga Società Sportiva Palestra Itália.
O Palmeiras não começou com Ademir da Guia, a nossa história não começa com Evair batendo aquele pênalti em 93, não ganhamos só a Libertadores de 99, nosso único grande goleiro não foi/é Marcos, existem jogadores de importância imensuravelmente maior na nossa história do que Valdivia e Kléber (não que esses não foram importantes).
Pare um pouquinho e pense jovem palestrino/palmeirense (me sinto, no auge dos meus 25 anos, um avô escrevendo isso), se o Palmeiras é sua vida, conheça mais sobre ela e a respeite. Leia, estude, conheça o Palestra Itália/Palmeiras.
Para o Palmeiras não existe a importância de um título, existe o título, o nome gravado em mais um troféu, a eternidade pela conquista, o feito histórico ou não, a fila chegada ao fim ou a hegemonia sendo readquirida, não importa. Para o palestrino/palmeirense deveria ser assim, infelizmente alguns não pensam como deveriam.
Vá saber quem foi Achiles, Ademir da Guia, Baldocchi, Begliomini, Bertolini, Bianco, Caetano, Canhoto, Canhotinho, César Maluco, Del Nero, Dema, Djalma Dias, Djalma Santos, Dudu, Echevarrieta, Edu, Eurico, Fabio, Fedato, Ferrari, Geraldo Scotto, Heitor, Humberto Tozzi, os Imparatos, Jair Rosa Pinto, Jorge Mendonça, Julinho Botelho, Juvenal, Lara, Leão, Leivinha, Lima, Liminha, Luis Pereira, Luizinho Mendonça, Mazzola, Ministro, Ministrinho, Nei, Oberdan, Og Moreira, Rinaldo, Rodrigues, Romeiro, Romeu Pelicciari, Ronaldo, Servilio, Tupãzinho, Valdemar Carabina, Valdir de Moraes, Vavá, Villadoniga, Waldemar Fiume, Zeca.... entre tantos outros. E o mais importante, os tratem como se fossem de sua família, afinal, somos uma Família.
Reverenciar a nossa história e daqueles que a fizeram é aplaudir de pé aqueles que não podemos ver um dia. Não reverenciar é dar um tapa na cara daqueles que nos fizeram o Campeão Século passado.
Os títulos e que nos deu merecem todo o nosso respeito.

Quem diria, empate com gosto de derrota

Empate com gosto de derrota. Um empate contra um 3º colocado, empolgado, com 60 mil apoiando, saindo atrás no placar, pecando excessivamente nas finalizações e jogando mais que o adversário. Não me lembro a última vez em que saímos com a essa sensação de um jogo. Ótimo sinal de que realmente o Gigante está de volta e vai até o fim na conquista do título.
Um dos melhores jogos do ano, o melhor do Brasileiro. Um lá e cá insano e enfartante. Dois times sem medo de vencer, um impulsionado pela torcida, o outro pelo ímpeto de campeão.
O Palmeiras pecou demais, em demasia. Falhou duplamente no gol deles [sim, o Santo também falha]. Errou demais no ataque. Marcão foi Marcão. Wendell foi Wendell. Se não fossem esses fatores, a vitória viria, com certa tranquilidade e superioridade.
Mesmo com essas falhas individuais, o time foi superior, se impôs, parecia estar no Palestra tamanha a tranquilidade que jogou e fez seu jogo. Em certos momentos encurralou o Atlético que passou a jogar na base dos chutões para correria dos seus atacantes. Ganhamos o meio-campo, com um pouco mais de qualidade nas laterais ganharíamos o jogo.
Santo é Santo e ninguém pode falar o contrário. Se redimiu com a maestria dos maiores, mais um pênalti para a coleção interminável de Marcos. Mas, que raios foi aquele pênalti que o Wendell fez? Infantil demais.
Se Cleiton Xavier estivesse em uma noite mais "xavier" saíria do Mineirão como o herói da partida. Se fosse Diego Souza no lugar dele, saíriamos mais líder do que nunca de BH. Coisas do futebol, acontece. Mas não pode acontecer mais. Quando tiver a oportunidade tem que matar os jogos daqui pra frente.
Alguma coisa tem que ser feita para Ortigoza ficar. Daniel parece estar conquistando sua própria confiança e a de Muricy. Sousa vai ser craque, jogadorzaço. Depois do Dia do Fico, Pierre me parece ter caído um pouco de produção, só um pouquinho. Danilo e Maurício Ramos cada dia mais seguros, belíssima dupla de zaga.
Contra o Botafogo é vencer ou vencer, o Inter ainda tem dois jogos e pode chegar em nós. E se possível, que os pendurados tomem o terceiro cartão, fiquem de fora contra o Coritiba e estejam limpos para as próxima "duas decisões", Inter e bambis.