terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Meninos, eu vi. Meninos, eu sou Palmeiras.

Muitos que irão ler esse texto viram inúmeros momentos a mais de nossa história do que esse que vos escreve, e talvez, de você que lê.

Talvez tenham visto a Primeira e Segunda Academia serem desfeitas. Viram Leivinha e Luís Pereira irem ser ídolo também no Atlético de Madrid da Espanha. Viram César Maluco e Leão saírem do Palmeiras e depois irem jogar no Corinthians.

Viram 17 anos sem títulos.

E esses que presenciaram tudo isso, onde estão hoje? Estão com o Palmeiras, são Palmeiras.

E o Palmeiras? O Palmeiras continuou grande. Sua história, sua glória, suas conquistas não foram embora com aqueles jogadores.

Já eu.

Meninos, eu vi Evair, Zinho e César Sampaio irem embora e depois voltarem pra nos dar a Libertadores. Vi Edmundo sair, jogar no Corinthians e ainda voltar como ídolo. Vi Rivaldo vir do maior rival e sair do Palmeiras pra ser o Melhor do Mundo. Vi Alex vir, ir, voltar, sair novamente e espero até hoje seu novo regresso.

Vi Luxemburgo chegar desacreditado e ser o "Salvador", sair vangloriado, voltar como esperança, ir embora escaculachado, voltar para nos tirar de outra fila e ainda ser questionado. Vi Felipão ser vaiado, ovacionado, gritado, xingado e endeusado.

Vi o meu primeiro grande time do Palmeiras sair aos poucos em 1993 e 1994. Vi uma tal de Máquina Verde em 1996 ser desmontada antes de sua produção alcançar o ápice. Vi o histórico time de 1999 ser desmanchado por causa de brigas após a fátidica final do Mundial.

Vi Mustafá Constursi na presidência do Palmeiras. Vi rebaixamento. Vi série B.

Vi uma fila. Vi terminar a fila.

E eu, onde estou? Estou aqui, com o Palmeiras. Porque sou Palmeiras.

E o Palmeiras? Palmeiras continua mais grande do que nunca. Palmeiras acordou. O Gigante está em pé. O Gigante é Gigante. É mais, é maior do que qualquer jogador, técnico, presidente ou time que já tenha representado nosso eterno Palestra Itália.

Por isso, vamos parar com esse choro descabido com a saída do Kléber, e ainda, do Valdivia. Não foram os primeiros, não serão os únicos. Se a cada debandada de um "ídolo-repentino-que-vem-pra-curar-minha-carência" for assim, haja dedo, teclado e lágrimas, hein amigos!

Qual será o próximo? Keirrison, Pierre, Edmilson, Cleiton Xavier, Marquinhos, Lenny, Diego Souza?

Meninos, eu sou Palmeiras.


Ps.: "Meninos", é só uma força de expressão. Não estou chamando ninguém de moleque, criança, etc. Não é em tom perjorativo.