quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vamos perder. Mas vamos ser Campeões!

Dia de jogo do Palmeiras nesse início de 2009 se resume a uma única pergunta: "De quanto vamos ganhar hoje?". A euforia que nos toma conta é algo que a muito não sentíamos. A expectativa de ver um Palmeiras forte, competitivo, jogando bem e bonito já era algo quase que apagado da memória palmeirense.

Se temos a iminente certeza da vitória a cada partida que esse time joga, temos também que ter a consciência que um dia a derrota virá. E quando isso acontecer, pés no chão, cabeça erguida, confiança mantida e apoio. Pode parecer besteira, mas beira o preocupante essa série magnífica invicta que atravessamos. No dia da primeira derrota do ano, as cobranças e atitudes não pensadas podem desencadear uma pressão no elenco que não precisa e não tem motivos para existir. Esqueça o que a imprensa vai dizer.

O elenco é profissional, a comissão técnica é experiente, mas o torcedor é irracional. A paixão, o amor pelo Palmeiras extrapola qualquer bom senso imediato quando o assunto é nosso clube. Antes de soltar os cachorros e iniciar a caça as bruxas, esfrie a cabeça, reflita, pense antes de falar ou escrever. Esse ano promete, 2009 será Verde!

A primeira derrota, sim, será frustrante, vai magoar, mas ela virá. Pode vir hoje, no próximo jogo ou daqui 20 partidas. Um dia ela virá. Resta a nós ter a capacidade de assimilá-la e ter a consciência de que nenhum time passa uma temporada invicto. Mas, mais certo que a primeira derrota, são títulos (isso, no plural) em 2009.

Sim, esse ano o Palmeiras vai perder! Sim, esse ano o Palmeiras vai ser Campeão!