terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eu acredito, no Palmeiras, no Bambi e no Flamengo

Está difícil? Complicamos o fácil? Não dependemos só de nossos resultados? O sonho da busca pelo título mais ganhos dos últimos 150 anos de futebol está por um fio? O time está irreconhecível comparado àquele que foi líder? Os resultados de Jorginho e Muricy destoam? Diego Souza e Vágner Love não resolvem como era esperado? Pierre, Mauricio Ramos e Cleiton Xavier fazem falta? - Sim, para todas as perguntas.
Mas acreditem no Palmeiras, essa camisa tem história, é guerreira, tem uma mística toda perculiar. Ao saber que seus "filhos" não acreditam no Palmeiras deles, Luigi Cervo, Ezequiel de Simone, Luigi Emanuelle Marzo e Vicenzo Ragognetti, devem sentir um amargo na alma. Quando eles fundaram o Palestra Itália sabiam que brigariam contra todos, que a batalha era árdua, e venceram. Ser palestrino/palmeirense, nunca foi fácil.
É decepcionate ver o Palmeiras tendo que vencer seus jogos e torcer contra os adversários quando o título era para estar sendo comemorado, mas faz parte do futebol, é um esporte, não uma ciência exata. Por falar em ciência exata, tragicomicamente, quem não acredita no Palmeiras, tem a certeza absoluta de que ou Bambi ou Flamengo vencerão suas três últimas partidas. Isso já beira a "anti-palestrinidade", isso eu não consigo entender.
O Palmeiras não joga o futebol que fez ser líder por 19/20 rodadas. Isso é fato. Mas lembrem-se, da Libertadores-09, não jogamos nada nas duas primeiras partidas e na superação levamos a vaga para as oitavas, na superação garantimos as quartas, e por um gol não fomos a semi. Lembrem-se da final do Paulista-93, quando após o primeiro jogo toda a imprensinha já dava o título como certo do Gambá. Lembrem-se daqueles 5 x 1 contra o Grêmio. Lembrem-se das duas Libertadores contra o Gambá. De como conquistamos a nossa Libertadores. De como eliminamos o Flamengo da Copa do Brasil 99. De como subimos. Essa camisa tem história, e nesse ano já provamos que para o Palmeiras nada é impossível.
Já vimos e já provamos do veneno de um time desesperado para fugir do rebaixamento vencer quem está no topo da tabela. Porque não podemos ver de novo e nos beneficiarmos com isso? Já vimos o Flamengo proporcionar alguns "Maracanazzos" a pouco tempo. Porque não podemos acreditar em mais um contra o Goiás?
Esse time pode ter perdido o brilho, a confiança, a auto-estima, a tranquilidade. Mas o Palmeiras nunca perde a alma. E se perdeu o que citei acima, que joguem com a alma, com raiva, por eles, por nós e pelo Palmeiras.
Dizer que eu acredito no Palmeiras seria redundância, acabou a nossa cota de tropeços. Mas eu acredito, e muito neles, em um tropeço de Bambi e Flamengo.