sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A melhor negociação que eu já vi

Tudo indica que realmente teremos Vagner Love vestindo a camisa do Palmeiras novamente. O Flamengo saiu fora da briga pelo jogador, se é que um dia entrou nessa disputa. Love quer vir, Obina aceitou ir. Ótimo, mas só para alguns. A demasiada exigente torcida palmeirense crítica até quando a diretoria faz um dos melhores negócios que já vi no futebol. Se livrar de Obina e trazer Love é como ganhar na loteria, só falta fazer bom uso do prêmio, aí já são outros quinhentos.
Onde Obina chega ganha a simpatia de todos, é folclórico, carismático, simples. Tudo isso seria ótimo se ele fosse participar de um reality-show. Mas não, Obina é jogador de futebol, atacante, vive de bola e de gol. Bola não tem, os gols cada vez ficam mais escassos.
Love é marrento, mala, boêmio, gosta da noite e do que tem nela. Tudo isso seria péssimo se ele fosse candidato a entrar em Seminário. Mas não, Love tem a mesma profissão e o mesmo ofício de Obina, e do que Obina pena pra tentar fazer, ele é expert no assunto.
Se fala da vontade, "raça" que Obina tem a correr atrás da bola como se fosse um prato de comida. Ok, é inegável a postura batalhadora dele, mas convenhamos, se não a vontade mostrada seria mais um Enilton de nossas vidas.
Vágner Love chega para buscar uma vaga na Seleção que vai à Copa do ano que vem. Não será como o mau-caráter que veio de Curitiba e está encostado no Benfica. Vem motivado, com fome, com sede e com frio. Fora aquela baleia gambá que realmente é diferenciado e só joga quando quer e o bêbado da Gávea, Vagner Love vem para ser uma ilha no deserto, será o terceiro melhor atacante do país, com o melhor meio-campo o servindo.
Dó, pena de Obina por ele estar indo pra Rússia? Ah, pelo amor de Deus. Quando ele ia imaginar na vida jogar uma Champions League? Os russos tem reais possibilidades de passar de fase, só tem o maldito Manchester como potencia no grupo, o resto se equivalem, se não forem piores que o CSKA. Sem falar que vai fazer muito dinheiro nesse um ano que ficará na Era do Gelo.
Pena e dó de Obina por ele ir pra lá. Mas ninguém pensou em Vágner Love quando foi colocado dentro do avião para ficar seis anos lá. Para quem não se lembra, Love era artilheiro do Brasileiro-04 e ganhava ainda o salário da base, queria um aumento. O Sapo não deu, o vendeu a preço de banana e não trouxe ninguém. Hoje estamos comprando o adorado, porém grosso, Obina, emprestando ele por um ano, e repatriando Vágner Love, a maior revelação do Palmeiras nesse Século. Querem mais o que?
Para terminar aquele episódio gambá. Love queria voltar ao Brasil naquela época. Gambás e o empresário loviano haviam acertado tudo. Love foi perguntado se jogaria lá, disse que sim, lembro que ele é profissional. O CSKA melou a negociação. A camisa que apareceu atrás dele na coletiva com seu nome foi plantada, não existiu mais do que uma camisa daquela. E de uma vez por todas, ele NÃO vestiu o trapo gambá.
Para motivos de curiosidade, alguns jogadores do Palmeiras que já jogaram lá: César Maluco, Leão, Amaral, Rogério, César Sampaio, Edmundo, dentre tantos outros. Love se quer vestiu aquilo, porque traíra como insistem em chamá-lo?
Enfim, Vágner Love é infinitamente melhor que Obina. Me impressiona, a torcida palmeirense tão exigente preferindo um caneludo a um artilheiro nato.