terça-feira, 25 de novembro de 2008

Chinesinho, o jogador que "pagou" o Jardim Supenso

Sidney Colônia Cunha, gaúcho, nascido em 15 de setembro de 1935. Jogou no Palmeiras, Renner (RS), Inter de Porto Alegre, Modena (ITA), Lanerossi (ITA) e Vicenza (ITA). Foi o antecessor de Ademir da Guia. Com o dinheiro de sua venda ao Modena foi possivel a reforma do Palestra Itália e a construçao do nosso Jardim Suspenso. Foi nosso técnico em 1985 por 14 partidas. Esse é Chinesinho, o tal do Sidney.


Baixinho, troncudo, olhos puxados, habilidoso, sabia fazer gols, armar contra-ataques rápidos. E era o 10 de um time inesquecíevl formado por: Valdir de Moraes, Djalma Santos, Valdemar Carabina, Geraldo Scotto, Zequinha, Julinho Botelho, Nardo, Américo e Romeiro.


Chegou ao Palmeiras em 1958, vindo do Internacional junto com Valdir de Moraes.


Estreou em 24 de julho do mesmo ano, numa derrota por 3 x 1 para o Comercial de Ribeirao, pelo Campeonato Paulista.


Se despediu em 25 de agosto de 1962, vitória por 1 x 0 contra o Juventus da Rua Javari, pelo Campeonato Paulista.


Fez 241 jogos. Foram 147 vitórias, 46 empates e 48 derrotas. Marcou 48 gols.




Títulos:


Campeonato Paulista de 1959


Taça Brasil de 1960




Esse Supercampeonato Paulista de 1959 desbancou uma pequena hegemonia do Santos de Pelé, numa melhor de 4 pontos, já que as duas equipes acabaram empatadas o campeonato. Gol do título de Romeiro, cobrando falta. Título esse que acabou com jejum de 9 anos do nosso Palmeiras. Um dos mais importantes da nossa história.


Chinesinho foi convocado diversas vezes para Seleçao Brasileiro, mas na convocação para a Copa de 62 foi preterido por Mengálvio, do Santos. Muitos acharam uma injustiça.


Ta ai, esse é o "chines gaúcho" que fez história na Sociedade Esportiva Palmeiras. Foi treinador, antecedeu com maestria aquele que viria a ser nosso maior ídolo. E "pagou" o nosso Jardim Suspenso.Apesar de ter jogado apenas quatro anos aqui fez muito sucesso e é um dos nossos maiores craques do passado, achei valido contar um pouco de quem foi o famoso Chinesinho que poucos conheciam, inclusive eu.

3 comentários:

Anônimo disse...

corrigir TÍTULO : supenso para "SUSPENSO"

Pedro Luiz disse...

Chinesinho, extraordinário jogador que deixou saudade. Veio para o Palmeiras em 1958, jogava na ponta esquerda, Ênio Andrade era o camisa 10. Em 1959, depois de um atrito com Oswaldo Brandão, foi afastado do time e também do elenco, ficando treinando com as equipes inferiores. Num dia chuvoso, assistindo o treino das equipes inferiores, Chinesinho treinava na meia esquerda, Oswaldo Brandão rapidamente o reintegrou ao elenco, sua volta deu-se num jogo frente o Noroeste, uma quarta feira, à tarde, no Parque Antártica, eu estava lá. Chinesinho comeu a bola, desse dia, até ser vendido para o futebol italiano, ficou dono da camisa 10, tornou-se um dos melhores do time. Grande Chinês, Que Deus o Tenha, jogador brilhante, deixou saudade.
Pedro Luiz Boscato

Pedro Luiz disse...

Nesse retorno de Chinesinho ao time titular, jogo frente o Noroeste, segundo turno do Paulistão/59, eu estava lá, Palmeiras venceu por 3x0.