quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Porco? Eu sou. Mas porque?

Porco? Nós somos porcos. Mas você sabe o porque desse apelido que primeiro veio como xingamento dos rivais?
Várias são as histórias sobre o "xingamento" porco para com nosso time e torcida. Algumas extremamente absurdas para serem verdades, outras com um pouco de imaginação pode até vir a ser cogitada. Algumas, até certo ponto, pertinentes. Dentre todas que apurei, uma coisa é certa, foram os cachorros, gambás quem nos deu a alcunha.
Frigorífico?: Uma das lendas diz que em uma certa época (não vou saber precisar qual) o Palmeiras era patrocinado por um frigorífico que tinha como símbolo a foto de um porco. Daí em diante a torcida gambá passou a nos chamar de porco.
Macarrão, molho, sujeira?: Diz a lenda que os italianos se sujavam todos ao comerem a tradicional macarronada de domingo. Para os rivais eram tidos como porcos.

Cachorro X Porco?: Em certo jogo entre Palmeiras e Corinthians, a torcida alviverde jogou um cachorro no campo, deste dia em diante o Corinthians virou cachorro. Com a intenção de dar o troco em nós, em outro confronto entre nós e eles, os cachorros jogaram um porco no campo. Passaram a nos xingar de porcos.
Espírito de porco?: Em um determinado e longínquo Campeonato Paulista, dois jogadores corinthianos morreram em um acidente de carro. De acordo com o regulamento, apenas se todos os clubes concordassem o time cachorro poderia inscrever outros dois atletas. O Palmeiras foi o único a não aceitar. Os cachorros passaram a chamar os palmeirenses de porco, espírito de porco. Diz a lenda também, que jogaram um porco no confronto entre Palmeiras e Corinthians posterior ao ocorrido.
Qual é versão verdadeira?
Existe outra? Outras? Você sabe de alguma? Compartilhe.

VALEU CACHORRADA, GAMBAZADA... EU SOU PORCO, COM ORGULHO...

Um comentário:

adalberto andrade disse...

Em 1937, Chico Anizio, com 06 anos de idade, ainda no Ceara, pediu para seu Pai e seu Tio que queria ver o trem que ouvira falar. Na tarde do domingo foi levado ao estadio em Fortaleza, e com um dedo amigo de um jogador do Ceara, foi levado até o vestiario, muito educado, Didio comprimentou e presenteou com sua camisa do Jogo que Chico guardou por 70 anos aprox, deste dia em diante virou Palestrino. O TREM BLINDADO, o Quarta Luis Imparato da mesma familia a jogar no Alviverde fez o gol da vitoria que foi de 1 a 0; Jogador este que fez quatro gools nos "gambás" em um jogo em SP,os quatro gools no segundo tempo e tendo um ainda anulado, o resultado deste jogo foi 8 a 0, Assunto este muito emicionado narrado por Luis Imparato Junior, em nosso meio até hoje, morador da penha em SP, nascido em 1937, quinto Imparato jogador do Palmeiras e tio do Bruno, goleiro atual do Palmeiras, o sexto IMPARATO da mesma familia a jogar no nosso Alviverde. Obrigado pela camisa do jgo que vencemos o SP por 1 a 0 em 2010, numero 45, seu tio-avô Luis Imparato me entregou pessoalmente, Abraço Adalberto Andrade- Corn Procopio - Pr.