terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Saga dos Imparatos. E mais um

Você ja deve ter ouvido falar do Imparato no Palestra Itália. Mas saiba que não foi um só, nem dois, foram quatro que vestiram nosso manto. Eram e são conhecidos por alguns por Imparato I, II, III e Imparatinho. E temos, digamos, um Imparato no nosso elenco atual (só vou falar no final da postagem).
Conheça os Imparatos:
IMPARATO I
Gaetano Imparato, como todos os outros irmãos, veio do Sport Club Savoia, de Votorantim. Jogou contra nós no nosso primeiro jogo da história contra o mesmo Savoia. Chegou em 1918.
Sua estréia foi contra o São Cristovão (RJ), vitória de 4 x 1, no dia 20 de janeiro de 1918. Se despediu em 12 de outubro de 1926, numa goleada de 6 x 0 sobre a Seleçao do Rio Grande do Sul.
Nos oito anos que defendeu nosso Palestra, fez 87 gols em 64 jogos.
Foi Campeão Paulista em 1920, 1926. Paulista Extra (?) também em 1926 e Honorário do Brasil (?), outro título em 1926.
O primeiro Imparato já foi um dos grandes nomes do início da nossa história, formava o ataque junto de Bianco e Heitor. Perdeu espaço e status quando Imparatinho chegou ao clube.

IMPARATINHO
Ernesto Imparato chegou ao Palestra Itália, em 1919, também jogou pelo Savoia no nosso primeiro jogo. Quando veio pro Palestra, seu irmão Gaetano já era considerado um ídolo dos primeiros anos do clube. Mas com um futebol de craque chegou a ofuscar o brilho do irmao. Mesmo sendo o segundo a vir pra cá e o com o nome no diminutivo, Imparatinho era o mais velho dentre os quatro.
Fez sua estréia em 19 de janeiro de 1919, numa goleada de 5 x 1 contra o Ypiranga. Se despediu em 11 de maio de 1930, vitoria nossa por 2 x 1, contra a Portuguesa.
Jogou 137 vezes pelo Palestra Itália e marcou 102 gols. É o 16º maior artilheiro de nossa história.
Conquistou os mesmos títulos do irmão Gaetano, campeão Paulista em 1920, 1926. Paulista Extra (??) também em 1926 e Honorário do Brasil (??), outro título em 1926.
Forte e exímio cabeçeador, jogava como um meia-esquerda, junto de Heitor. Titular absoluto enquanto vestiu nosso manto. Foi artilheiro paulista em 2 ocasiões (1921 e 1922).
Mais brilhante e mais talentoso dentre os quatro irmãos que defenderam o Palestra Itália, Imparatinho - ou “Imparatino”, como era chamado pela Imprensa da época -, foi um craque. Atacante impiedoso, marcava gols com muita facilidade e foi um dos maiores responsáveis pelas conquistas de títulos importantes.

IMPARATO II
Antonio Imparato, nas pesquisas que fiz aqui sempre é citado os quatro irmaos Imparato, mas poucas vezes (ou quase nunca) é lembrado. Não há muita coisa sobre ele, aliás quase nada. Apenas escalações que ele aparece nos anos de 1924 e 1925.

IMPARATO III
Luis Imparato, o Gino, o caçula dentre os quatro. Só chegou no Palestra Itália em 1930, após passar pelo Savóia e pelo São Bento de Sorocaba. É o mais famoso dentre eles. Nasceu em 1º de maio de 1910, faleceu em 08 de março de 1976.
Fez sua estréia em 11 de maio de 1930 contra a Portuguesa, vitoria palestrino por 2 x 1. Se despediu em 19 de novembro de 1939, empate contra o São Paulo Railway, 1 x 1.
Nos nove anos que jogou pelo Palestra, fez 106 jogos e marcou 54 gols.
Foi campeão paulista em 1932, 1933, 1934, 1936, venceu também o Paulista Extra (???) em 1938, além do Rio-SP e do Honorário do Brasil (???) em 1933.
Mais famoso membro da família Imparato a defender o Verdão, Luiz Imparato - o caçula dentre os jogadores - ficou conhecido como “Trem Blindado”, tamanha era a força e a velocidade que impunha sobre seus marcadores. Era ponta-esquerda.
Na goleada histórica contra os gambás em 05 de novembro de 1933, 8 x 0, fez 5 (há controvérsias que teriam sido 4) gols. E disse após a partida: "Foi a maior alegria da minha vida". Recebeu um conto de mil réis pelo feito (era uma fortuna). Ainda é o jogador que marcou mais gols em um jogo contra eles.
Encerrou a carreira precocemente em 1939 com problemas no joelho. Tentou ser técnico a convite de Aymoré Moreira, no Londrina, mas a saudade da familia nao deixou e voltou pra São Paulo. Trabalhou pelas ruas de São Paulo como taxista. Viveu no bairro do Belém até 1976, quando faleceu.

"IMPARATO IV"
Apesar do sobrenome ser Cortez Cardoso. O nosso goleiro reserva Bruno é da família Imparato. A saga dos Imparatos continua."É da família. Ele marcou cinco gols contra o Corinthians num jogo, já vi gravações dele que meus primos levam em festas, já vi camisas que ele usou, é muito bom ter essa história. Ele até foi citado no filme Romeu e Julieta. É muito legal essa história".

A SAGA DOS IMPARATOS.

3 comentários:

Monica Imparato disse...

MEUS PARENTES

Unknown disse...

OLÁ MEU NOME E LUIZ IMPARATO NETO,NETO DO TREM BLINDADO SOU GRATO POR VC TER TANTAS INFORMAÇOES SOBRE MINHA FAMILIA ! AJUDEI A FAZER O FILME ROMEU & JULIETA,VERDADE SEJA DITA NOS 8X0 CONTRA OS GAMBA MEU AVO FEZ 4 MAIS 1 ESTAVA IMPEDIDO,ENTAO FORAM 3 DELE,4 DO ROMEU,1 LARA imparato_neto@hotmail.com abraços bruno e meu primo msm !! aquele feio.uhuhuhu

Guilherme disse...

Olá Luiz Imparato Neto. Acho que você se enganou, porque pelo que sei, e tenho muitas fontes que confirmam isso, o gol foi de Gabardo e não de Lara. Ou seja, foram 4 do Romeu Peliciari, 3 do Imparato e 1 do Gabardo